O Técnico em segurança do trabalho é um profissional muito importante que ajuda a cuidar da vida e saúde de todos os outros profissionais, por isso, é chamado por muitos como profissional “anjo da guarda” ou “salva vidas”.
Este profissional ajuda tanto os demais profissionais quanto o empregador, já que ao se preocupar com a promoção do bom andamento do trabalho auxilia tanto na preservação da saúde do empregado quanto na produtividade nas empresas.
ONDE ATUA O TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO?
O Técnico em Segurança do Trabalho pode atuar em todos os tipos de empresas. Sua presença e número de funcionários são determinados pelo dimensionamento do SESMT previsto na NR 4.
ATRIBUIÇÕES DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
As responsabilidades deste profissional estão previstas na Portaria N.º 3.275, de 21 de Setembro de 1989. Entre as principais atribuições estão tarefas como:
Comunicar o empregador sobre riscos do ambiente de trabalho
Sugerir medidas para neutralizar ou extinguir riscos ocupacionais
Comunicar funcionários sobre riscos do ambiente de trabalho
Auxiliar nas medidas preventivas a serem adotadas pelos empregados
Analisar os métodos de trabalho adotados pela empresa
Identificar fatores de riscos de doenças ocupacionais
Realizar programas de prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais
Monitorar resultados das medidas implantadas e avaliar os resultados, entre outras.
IMPORT NCIA DESTE PROFISSIONAL PARA O MERCADO
Estima-se que para cada real investido em segurança do trabalho, há uma economia de outros cinco reais para a empresa. Além do benefício econômico, também há outras vantagens impalpáveis como a prevenção do sofrimento emocional gerada por possíveis sofrimentos causados pela dor do acidentado e dos envolvidos.
Para quem deseja se tornar um profissional desta área, é fundamental saber que esta profissão requer uma alta carga de responsabilidade e por isso não se pode vacilar.
Ao atuar nesta área, para contribuir com a prevenção será necessário estar vigilante, permanecer de olho no ambiente, nas pessoas envolvidas e no processo de trabalho como um todo.