O profissional que se torna técnico em nutrição e dietética terá uma grande ligação com a área da saúde. Ele atuará em parceria com o nutricionista e terá como princípio básico a promoção do “bem-estar do indivíduo e da coletividade, empenhando-se na promoção da saúde, cumprindo e fazendo cumprir a legislação, normas e preceitos referentes à saúde.”
Para quem ainda tem dúvidas sobre a importância deste profissional, é importante saber que o apoio de um técnico bem preparado será importante para que o nutricionista responsável construa melhores condições de desenvolvimento de suas atribuições privativas, valorizando a área e beneficiando a comunidade atendida.
Principais funções do Técnico em nutrição e dietética
Entre as atribuições deste profissional estão tarefas como:
Acompanhamento e orientação das atividades de controle de qualidade durante todas as etapas do processo alimentar, verificando desde o recebimento de alimentos até a distribuição dos mesmos, seguindo sempre as orientações previstas no estabelecido no manual de boas práticas elaborado pelo nutricionista responsável.
Como responsabilidade está o atendimento das normas de segurança alimentar; acompanhamento e orientação dos procedimentos culinários de pré-preparo e preparo de refeições e alimentos, obedecendo às normas sanitárias vigentes.
Também cabe a ele participar da criação e implantação de programas de educação alimentar para a clientela atendida, conforme planejamento previamente estabelecido pelo nutricionista; entre outras possíveis funções.
Oportunidades de trabalho para o técnico de nutrição e dietética
O Técnico em Nutrição e dietética pode atuar em vários segmentos distintos, realizando atividades e encontrando oportunidades em locais comi restaurantes industriais e comerciais, cozinhas experimentais hotéis, supermercados, creches, hospitais, escolas, clínicas, empresas responsáveis pelo fornecimento de cestas básicas e instituições de educação alimentar, por exemplo.