Os testes psicológicos são uma das preocupações de quem se prepara para concursos públicos, especialmente porque na busca pela melhor alternativa de estudo o candidato acaba buscando fontes na internet e com isto, encontra dicas muito controversas e ao invés de se preparar, se confunde ainda mais.
Uma das causas das confusões é o fato de que alguns dos testes psicológicos encontrados pelo candidato na internet, apesar de exporem protocolos de testes verdadeiros, não são mais aprovados pelo SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos do Conselho Federal de Psicologia).
Antes de buscar referências na internet, é importante saber que estes testes psicológicos precisam ser revalidados de tempos em tempos para manterem uma linguagem atualizada. Isto ocorre por razões de mudança cultural, devido à amostra (conjunto de pessoas) e para verificação de sua real eficiência (checar se medem tão bem quanto a proposta sugere).
Para não cair neste erro de estudar com referências erradas e conseguir se preparar para os testes psicológicos adequadamente, fique atento a estas 5 dicas:
- Perfil do cargo ao qual concorre – nele há informações sobre as características necessárias para assumir o cargo. Leia com atenção e avalie se realmente se encaixa neste perfil.
- Fuja de testes na internet – para não gastar tempo nem se estressar tomando como referências testes desatualizados e se confundir nas respostas no momento da prova.
- Não acredite em psicólogos treinadores para concursos – O Conselho de Psicologia proíbe e pune treinamentos, por isto, profissionais qualificados jamais ofereceriam este tipo de serviço.
- Descanse o corpo e a mente antes da prova – Durma bem na noite anterior, evite medicamentos para indução do sono e bebidas alcólicas, por exemplo. Quanto mais descansado e relaxado estiver, melhor será seu desempenho.
- Alimente-se bem – uma alimentação equilibrada garante a saúde, o equilíbrio e mantém as taxas de glicose em equilíbrio, evitando fadiga precoce.
No fim de tudo, após o processo de entrevista e a realização do teste psicológico, lembre-se que você tem direito à cópia do laudo e à entrevista de devolução dos resultados. Este direito é garantido a todos que são aprovados ou não no concurso público!
Se tiver alguma dúvida sobre a avaliação, contrate um psicólogo devidamente credenciado junto ao Conselho de Psicologia para contar com uma opinião confiável e profissional para questionar resultados do seu teste psicológico.