A formação técnica vem sendo uma importante forma de acesso ao mercado de trabalho especialmente para pessoas que possuem pouca experiência ou estão iniciando no mercado.
O grande estímulo dado pelo Governo Federal com o projeto Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), além de estimular o estudo, também motivou empresas a investirem na contratação de profissionais técnicos, aquecendo o mercado.
Tornando o cenário ainda mais favorável, outra pesquisa, divulgada pelo MEC, apresentou o crescimento da demanda por mão-de-obra especializada com formação técnica. O levantamento indicou que 70% dos técnicos recém-formados são contratados em menos de um ano após a conclusão do curso.
E complementando esta informação, de acordo com uma pesquisa apresentada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), em parceria com o IBOPE, 82% dos entrevistados concordam que os profissionais com certificação técnica possuem maiores salários que os sem formação específica.
Com uma demanda alta e extremamente positiva para os segmentos da educação e para o mercado de trabalho, a decisão pela formação técnica é uma excelente oportunidade para o seu desenvolvimento profissional.
Tornando o acesso a este mercado, é possível contar não somente com a expansão das escolas técnicas federais, mas também com centenas de milhares de vagas disponíveis através do Bolsa-Formação.
Este programa funciona como um importante auxílio para quem pretende se formar como técnico em escolas particulares. Com o Bolsa-Formação é possível conseguir financiamento integral para pagamento das mensalidades em algumas escolas técnicas particulares habilitadas.
Escolas privadas de formação técnica também são opções para especialização. Em 2013 elas movimentaram aproximadamente de R$ 1,5 milhão e vem formando constantemente um número cada vez maior de profissionais habilitados e com grande poder de escolha no mercado de trabalho.