O curso técnico em Segurança no Trabalho é um dos mais buscados por estudantes e profissionais e ele tem como objetivo a formação de profissionais para atuar na prevenção de acidentes e apoiando empresas no cuidado da saúde dos colaboradores.
Este curso é oferecido em escolas em todo o país, podendo ser cursado em aulas presenciais e até mesmo à distância, de acordo com a instituição escolhida. Como principal pré-requisito para iniciar, é preciso ter concluído o ensino básico.
Algumas escolas e cursos também estabelecem uma faixa etárea mínima, que pode ser de 16 ou 17 anos, outras instituições também costumam limitar o acesso a alunos que estejam no 2º ano do ensino médio ou já tenham concluído os três anos.
Temas estudados no curso Técnico em Segurança no Trabalho
Entre os temas presentes na grade de estudo deste curso estão:
Normas e leis sobre o segurança no trabalho.
Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
Princípios de higiene e saúde do trabalho.
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Métodos e técnicas para identificar, avaliar e adotar medidas de controle de riscos ambientais.
A carga horária mínima gira em torno de 1.200 horas/aulas, podendo variar em algumas escolas, nos períodos de três semestres de curso, até três anos. Antes de se matricular, é importante pesquisar sobre a instituição que está oferecendo e verificar se há formação teórica e também atividades práticas.
Dica Bônus
Além da existência de uma biblioteca com acervo específico e atualizado, o Ministério da Educação recomenda que a escola tenha laboratórios de Informática com programas específicos, formação de combate a incêndio, conteúdo sobre higiene e segurança do trabalho, além de suporte básico à vida.