Todos sabemos que não existe uma receita prontas de sucesso na preparação para concursos públicos, mas apesar disso, há sim, algumas dicas que ao observar algumas tentativas de outras pessoas e, especialmente, alguns erros, é possível melhorar sua própria preparação.
Se você ainda não sabe por onde começar sua preparação para concursos públicos, mas quer aprender o que não deve seguir ou fazer, confira as 7 dicas a seguir.
1. Não traçar estratégia de estudo
Não traçar uma estratégia de estudo pode trazer frustração, aumentar seu nível de stress e trazer até mesmo frustração. Para seus estudos se tornarem mais eficientes, antes de começar o melhor é planejar um cronograma de estudos de disciplinas, para conseguir uma melhor preparação para sua prova.
2. Estudar nervoso ou ansioso
Nervosismo e ansiedade podem se tornar seus piores inimigos, além de serem adversários silenciosos e cruéis. Tome cuidado com estes sentimentos, pois na hora da prova, se não forem controlados, eles podem te desestabilizar dramaticamente.
3. Não tente desvendar o estilo da banca
Cada banca examinadora possui seu perfil de correção e aprovação e elas se diferem muito entre si, logo, como estratégia para aprovação é preciso sim considerar o estilo da banca antes de fazer a prova. Para isto, é preciso analisar provas de concursos anteriores.
4. Exagerar nos estudos
Embora a dedicação aos estudos seja necessária e um dos principais pilares para a aprovação, é preciso tomar cuidado com os exageros, pois eles podem prejudicar mais do que ajudar na aprovação. O ideal é estudar gradativamente todo o conteúdo, dando intervalos de descanso para a mente. Nada vai adiantar tentar aprender tudo de uma única vez.
5. Ignorar sinais de cansaço
Outro ponto importante é saber reconhecer o momento de parar os estudos. De nada adiantará forçar suas energias ao extremo. A concentração não será a mesma nos momentos de cansaço e além disso, este excesso pode acabar trazendo aquela sensação de que se estudou muito e não se aprendeu nada.
6. Estudar com anotações de outros
Ler material com observações erradas pode levar você ao erro na hora da prova, ou te desestabilizar colocando dúvidas em sua mente, por isso, é preciso ter muito cuidado com o material que se usa para estudar. Evite se basear apenas em anotações de terceiros ou usar materiais que não os recomendados.
7. Dedicar-se a concursos muito distintos
Os concurso públicos possuem diversas oportunidades diferentes e isto, como é muito atrativo, pode também ser uma armadilha se não for escolhido o concurso adequado ao seu perfil.
O ideal é selecionar uma área de interesse e padronizar o segmento de concursos que se pretende seguir, evitando assim um conflito de áreas com provas e conteúdos muito distintos.