Ao final de 2012 era previsto que nos próximos três anos o Brasil irá precisar de mais de sete milhões de profissionais de nível técnico para suprir a demanda do mercado, conforme mostrou o Mapa do Emprego na Indústria 2012, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).
O Mercado de trabalho no Brasil vêm crescendo cada vez mais, em especial o mercado de trabalho que necessita de profissionais com técnicas aprimoradas e bem desenvolvidas para assumir cargos técnicos. Para estes cargos hoje se necessita de profissionais que já tenham estudos práticos e teóricos realizados e que saiba realizar com primor, qualidade e competência as funções que são disponibilizados.
Além do conhecimento técnico, mercado busca candidatos com proatividade, com capacidade para solucionar problemas com rapidez e agilidade e potencializar o trabalho da equipe. No desenvolvimento dessas habilidades se baseiam os cursos técnicos.
Para profissionais com inclinação às carreiras técnicas o mercado está cada vez mais propício e solícito, solicitando candidatos com formação superior especializadas e não tão generalistas como nos cursos de nível superior. A vantagem para quem segue por esse caminho é chegar cedo e qualificado ao mercado de trabalho além disso as carreiras técnicas oferecem boas oportunidades de crescimento. Os salários também costumam ser bastante atraentes. Um levantamento feito pelo Senai em 18 estados brasileiros mostrou que a remuneração média inicial das 21 ocupações técnicas mais demandadas pela indústria chega a R$ 2.085,57, superando, inclusive, o salário pago a muitos profissionais de nível superior.