O profissional de nutrição tem como eixo central do seu trabalho a avaliação, o diagnóstico e o acompanhamento do estado nutricional de pessoas de todas as faixas etárias. Como principal objetivo de sua atividade está a recuperação e promoção da saúde por meio de uma alimentação adequada.
Entre as áreas de atuação onde este profissional poderá trabalhar estão: administração da produção de refeições em cozinhas industriais, restaurantes, refeitórios e bares, a assessoria nutricional em academias de ginástica e spas, o desenvolvimento de produtos para a indústria alimentícia, atuação em nutrição clínica, nutrição esportiva e até mesmo marketing nutricional.
De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), estima-se que no Brasil haja mais de 100.000 profissionais da área e como atualmente, o brasileiro se destaca por manter o hábito de se alimentar constantemente fora de casa, isto traz ainda mais oportunidades para os profissionais de nutrição.
Mesmo durante a época do estágio o profissional de nutrição já poderá vivenciar a rotina dentro de um serviço de nutrição, atuando em empresas que desenvolvam políticas alimentares seguras e priorizam o desenvolvimento de cardápios e pratos saudáveis, garantindo assim melhor qualidade de vida para seus colaboradores.
Salários e benefícios
Como referência salarial para quem busca oportunidades nesta área, é importante saber que a base salarial atualmente fixada é formado por um salário normativo de R$ 1.865,15, podendo variar de acordo com as convenções coletivas de trabalho e desempenho profissional.
Na cidade de São Paulo e região metropolitana, por exemplo, os melhores salários para este profissional pode chegar a R$ 7.363,00, para quem conseguir um emprego em empresas de médio e grande porte, de acordo com levantamento realizado pelo instituto Data Folha.