Muitos jovens aproveitam que ainda estão no ensino médio para já aprenderem uma profissão. E para quem quer começar desde cedo a ter experiência no mercado de trabalho, a melhor opção são os cursos técnicos, em que o aluno aprende de forma prática, direcionada e focada para determinadas áreas. Além disso, essa experiência, tanto profissional quanto dentro de sala de aula, pode ser valiosa para aqueles que quiserem ingressar em um curso superior posteriormente.
A importância da capacitação desses jovens para o mercado, inclusive, é uma das prioridades Governo Federal. Tanto que, em 2017, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Bolsa-Formação, vai ofertar mais de 80 mil vagas em cursos técnicos para alunos de ensino médio de escolas públicas do Brasil.
Batizado de “MedioTec”, o programa também tem o objetivo de mapear as demandas de formação técnica em todo o Brasil, como forma de obter dados sobre as oportunidades de inserção e também sobre as necessidades do próprio mercado. Como fez questão de ressaltar a titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Eline Neves Braga, durante o lançamento do MedioTec, a iniciativa é uma “forma de apoiar os estudantes da rede pública que optam pela formação profissional de forma concomitante ao curso regular a terminarem o ensino médio com a possibilidade de emprego na região onde moram.
O MedioTec será executado em parceria com instituições públicas e privadas de ensino médio, selecionados de maneira criteriosa pelo programa. No Ceará, o Colégio Elite é uma das poucas instituições escolhidas para oferecer esse tipo de formação. Ainda esse ano, os interessados já terão a chance de fazer o MedioTec com habilitação em Segurança do Trabalho.
Quer saber mais? Entre em contato com o Colégio Elite: (85) 32920808.