Se você está determinado a passar em um concurso público, saiba que para alcançar esta marca, é preciso investir em uma estratégia mágica: o foco. Ele é importantíssimo!
Por mais dedicado que você seja, é importante reconhecer que ninguém pode dominar todas as matérias e suas intermináveis vertentes, em tão pouco tempo.
Por isto, começar se dedicando a um cargo específico, ou para concursos diferentes, mas com cargos e disciplinas de estudos similares é a primeira forma de atribuir Foco em seus estudos.
As outras dicas para se manter concentrado nos estudos são:
Fazer pausas em ambientes naturais
Ambientes naturais, como parques e praças, possuem um alto poder de redução do cansaço. Por isto, sempre que se sentir cansado e irritado, faça uma pausa nos estudos e saia para arejar sua mente.
Mude de ambiente
Antes de começar a estudar, elimine as distrações presentes no ambiente. Verifique se você está livre da televisão, músicas e até mesmo de familiares e amigos conversando. Outro fator importante é o conforto, pois excesso de calor ou frio e problemas com a postura também podem te tirar do foco.
Pratique meditação
Treinar o cérebro, através da meditação, reservando 20 minutos por dia durante cinco dias será mais do que suficiente para desenvolver o seu foco e melhorar seu rendimento em testes de atenção. Além disso, a prática ajudará a reduzir a ansiedade e a fadiga.
Mude sua rotina
A rotina pode levar ao tédio. Para fugir disto, estabeleça um cronograma que alterne matérias de estudo e tarefas por grau de dificuldade ou estratégia selecionar, assim, além do foco, manterá a motivação.
Controle a ansiedade
Pensamentos negativos, stress e preocupações desnecessárias podem influenciar na sua habilidade de desenvolvimento de foco. Uma boa estratégia nesse caso é controlar sua ansiedade. Para isto, organize um cronograma de atividades diárias, estabeleça prazos viáveis para conclusão das tarefas e se se programe para cumpri-los.
Pratique exercícios físicos
O exercício físico é excelente para desenvolver o rendimento cognitivo. Exercícios aeróbicos rápidos – máximo de 12 minutos-, melhoram a capacidade de atenção seletiva e ajudarão muito a manter o foco na hora dos estudos.