Enfermagem do Trabalho

Home > Especializações > Enfermagem do Trabalho

Quer iniciar o curso de especialização técnica em Enfermagem do Trabalho?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato!​​​

Os profissionais da área da saúde também têm a oportunidade de encontrar um campo de atuação dentro do próprio setor corporativo.

Desta forma, esta atividade é chamada medicina do trabalho e dela fazem parte, em uma mesma equipe, os profissionais chamados enfermeiros do trabalho. Em uma equipe que atua no setor de segurança do trabalho existem diversos profissionais com diferentes funções, e o tamanho desta equipe deve ser variado de acordo com o tamanho de cada empresa, bem como, de acordo com a necessidade que ela apresenta em relação a presença destes profissionais em sua rotina.

O enfermeiro do trabalho integra uma equipe que deve estar devidamente qualificada para a execução de diversas atribuições que compreendem diferentes etapas para o desenvolvimento do trabalho de forma correta e segura.

Duração: 12 meses

Turnos: Sábado ( Manhã/Tarde) 08 às 12h/13:00 às 16h

Este profissional é o responsável por proporcionar meios para que se aprofundem os conhecimentos e desenvolvam habilidades valorizando a Saúde e o Trabalho no compromisso político-social com a qualidade de vida do trabalhador. Estimular atitudes profissionais adequadas a uma atenção específica de Enfermagem em relação à Saúde do Trabalhador, privilegiando as ações preventivas integradas às da equipe multidisciplinar. O Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho é oferecido aos alunos que tenham concluído o curso Técnico em Enfermagem,permitirá ao formado  em técnico executar as atividades de co-participação com o enfermeiro:

• No planejamento, programação, orientação e execução das atividades de enfermagem do trabalho, nos três níveis de prevenção.
    • No desenvolvimento e execução de programas de avaliação da saúde dos trabalhadores.
    • Na elaboração e execução de programas de controle das doenças transmissíveis, não-transmissíveis e da vigilância epidemiológica dos trabalhadores.
    • Na execução dos programas de higiene , segurança do trabalho , de prevenção de acidentes e de doenças profissionais.
    • Executar todas as atividades de enfermagem do trabalho, exceto as privativas do enfermeiro. – Integrar a equipe de saúde do trabalhador.

Ao concluir o curso, o aluno recebe o certificado de Especialização Técnica em enfermagem do trabalho, válido em todo país.

Especializar os técnicos em enfermagem para a prática profissional de Enfermagem do Trabalho, considerando o aparato técnico, teórico e tecnológico, com foco na segurança do paciente.

• Legislação
    • Segurança e Higiene do Trabalho
    • Fisiologia do Trabalho
    • Doenças Ocupacionais
    • Enfermagem do Trabalho

Especialização aos alunos que tenham concluído o curso Técnico em Enfermagem.

Após formado, ele está apto para atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

• Enfermagem;
    • Enfermagem do Trabalho;
    • Doenças Ocupacionais

Cada vez mais abrangente, pois a especialização nas áreas de um modo geral se torna cada vez mais evidente com consequente aumento na busca de profissionais que tenham conhecimento específico de determinadas áreas mais requisitadas como é o caso da medicina trabalhista que busca a cada dia melhorar a satisfação do trabalhador por consequência obtendo um aumento em sua produtividade.

NÚCLEO DA ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM DO TRABALHO
    MÓDULO V – 375 HORAS
    BLOCO TEMÁTICODISCIPLINASCARGA HORÁRIA (h/a)
    TEORIAPRÁTICAESTÁGIO
    Organização do processo de trabalho em saúde V
    Diretrizes Políticas e Legislação do Trabalho20
    Assistência em Enfermagem do TrabalhoHigiene e segurança do trabalho3010
    Epidemiologia e Estatistica aplicada3005
    Ciências Sociais e Psicologia do trabalho20
    Fisiologia do trabalho e Ergonomia3010
    Recuperação e Reabilitação IVOrganização do Serviço de Saúde do trabalhador e Ética profissional2010
    Toxicologia do trabalho2005
    Doenças Ocupacionais3010
    Enfermagem do trabalho3515
    EstágioEstágio Supervisionado75

O profissional com essa formação tem o piso salarial da categoria de R$ 991,31 a R$ 2.559,82 + 20% gratificação de insalubridade de acordo CLT assinada pela empresa em que o profissional for trabalhar.

wpChatIcon