Algo que vêm se destacando no Brasil é a alta empregabilidade que os cursos técnicos têm oferecido. No Brasil devido a carência e a necessidade deste tipo de profissional o mercado está cada vez mais aberto a recebê-los com salários que podem chegar a ser muito altos.
O curso técnico é um pouco diferente de curso superior, já que o técnico te prepara para o mercado de trabalho e te especializa tecnicamente com objetividade e rapidez á área que você escolheu. O superior tende a fornecer um diploma demonstrando que você aprendeu tudo sobre aquele curso, mas não especializa ou capacita com a rapidez e objetividade como o técnico para o mercado de trabalho.
Atualmente se vê que há um batalhão de candidatos de 17 á 25 anos que não encontram emprego. Porém, do ponto de vista das empresas, elas têm diversas vagas disponíveis que faltam pessoas especializadas para essas áreas que atinja as expectativas técnicas necessárias. Neste caso se nota a necessidade do mercado e a alta empregabilidade que há de alunos advindos de um curso técnico.
Devido a rapidez na empregabilidade muitas pessoas que são formadas ou fazem faculdade estão deixando as faculdades para ingressar em um curso técnico. Em média os salário de um técnico após o primeiro estágio gira em torno de R$2.500, salário bastante difícil de se ter em um primeiro emprego quando graduado.
A ordem logo se inverte e as pessoas tendem a fazer primeiramente o curso técnico e depois uma graduação com mais tempo para efetivar seus conhecimentos. Hoje o diploma do curso técnico, junto a experiência alta que se consegue obter através deste, pode ter até mais valorização em alguma vagas que a própria graduação. Muitas empresas estão patrocinando a formação técnica de seus funcionários para obter esta mão de obra especializada ou dando real preferência a empregar pessoas com estas formações.