
Organização é uma palavra-chave para quem pretende ser mais eficiente em suas ações, em todas as áreas da própria vida. Quando tratamos de concurso público então, esta estratégia torna-se decisiva para conquistar o sucesso, pois quem cria um plano de estudos eficiente tem muito mais chances de conquistar a aprovação.
Como funciona um plano de estudos
Um bom plano de estudos inclui um planejamento de uma rotina de estudos, permitindo a definição de horários, datas, disciplinas, alternância entre práticas de exercícios, provas, leitura e compreensão teórica, além de diversos pontos.
Primeiros passos para montar seu plano de estudos
Comece entendendo sua própria rotina e verificando seu tempo disponível atual e definindo prioridades a partir deste momento
Prossiga criando uma planilha, pode ser no papel, no excel ou em outra ferramenta ou programa que desejar
Nesta planilha, crie colunas para os dias da semana e linhas com os horários
Separe ciclos de estudos com intervalos entre 30 minutos, conforme o modelo abaixo:
Distribua as principais disciplinas nos melhores horários de estudos, mantendo o intervalos de pelo menos 5 minutos entre o fim de uma disciplina e o início de outra, para descansar a mente e absorver o conteúdo com mais eficiência e eficácia
Vantagens de ter um planejamento
- Entre os benefícios de poder contar com um plano de estudos estruturado estão:
- Maior concentração
- Melhor controle do aproveitamento dos estudos
- Organização e produtividade para conduzir os estudos
- Construção de uma disciplina que favorecerá o aprendizado
Apesar das dicas indicadas aqui, cada um pode montar diferentes modelos de plano de estudos e conquistar ótimos resultados. O importante é começar, mesmo com um modelo simples. Com o passar do tempo, vá aperfeiçoando seu plano de estudos e tenha certeza de que conseguirá resultados cada dia melhor.