Em tempos de crise econômica, com forte reflexo no número de vagas no mercado de trabalho, os concursos públicos se tornam alternativas ainda mais interessantes e ficar atento aos concursos mais esperados deve se tornou uma rotina para quem procura pela estabilidade.
Bem, se você está neste grupo, separamos as dicas dos concursos mais esperados para o segundo semestre que você não pode perder. Juntos, estes concursos podem oferecer mais de 5 mil oportunidades, com remunerações de até R$ 16,8 mil por mês.
Os concursos mais esperados em 2015
Concurso INSS
Aprovado pela presidenta Dilma Rousseff, no fim de abril, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá receber autorização para o próximo concurso, com previsão de 4.730 novas vagas.
Entre os cargos, há oportunidades para o nível médio e superior, para cargos de técnico do seguro social, analista do seguro social e perito médico previdenciário.
Concurso Polícia Federal
Falta pouco para a liberação do concurso. A próxima seleção deve abrir mais 558 vagas para cargos de delegado e perito. Para concorrer, será preciso ter nível superior completo.
O pedido para atualização das informações do impacto financeiro, último passo para iniciar o edital, já foi encaminhado, com isto, até o fim do ano deverá ser publicado e as provas devem ser realizadas no início de 2016.
Concurso dos Correios
Os Correios estão precisando do provimento de diversos cargos e pretendem lançar um novo concurso nos próximos meses. O que está faltando é a negociação entre a empresa e representantes sindicais, o que já está em andamento.
Embora ainda não haja informações detalhadas sobre quantidades de vagas e estados para lotação dos aprovados, a urgência de preenchimento das vagas tende a acelerar o lançamento deste edital para realização de provas até 2016.
Concurso Banco do Brasil
Fique atento, pois o edital do novo concurso para escriturário do Banco do Brasil (BB) poderá ser publicado nos próximos meses, com vagas para provisão imediata.
Como a seleção não depende de autorização do governo, o lançamento do edital deve sair até o fim do ano. O cargo requer nível médio completo e oferece remuneração a partir de R$ 3.280,42, já incluindo os benefícios.
Haverá vagas para os Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Amazonas.
Concurso Receita Federal
Além de começar a convocação dos aprovados no concurso anterior, a Receita Federal pretende abrir mais um processo seletivo, para resolver defasagens na quantidade de profissionais. Segundo Marcelo Melo, subsecretário de Gestão Corporativa, a realização do novo processo seletivo é considerada “prioritária” pelo Governo.
Para o novo concurso ser lançado, só falta o aval do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPOG). Neste processo, haverá vagas para os cargos de auditor-fiscal e analista-tributário, bem como para áreas administrativas.
Embora estes concursos mais esperados não tenham data exata para lançamento, para ter sucesso em seus processos seletivos, é preciso começar a estudar desde já! Que tal começar a se preparar agora, com ajuda dos nossos cursos?