Uma pesquisa divulgada pelo Ibope constatou que os cursos técnicos possuem alta taxa de empregabilidade, garantindo emprego a cerca de 70% para ex-alunos, no período de até 1 ano após sua formação.
Este estudo foi realizado com mais de 2 mil pessoas, em 143 municípios brasileiros, com idade a partir de 16 anos e ajuda a comprovar a utilidade da formação técnica e seus benefícios, especialmente para quem deseja iniciar logo a vida profissional.
Muito além do setor produtivo
Ao se falar de cursos técnicos, muitas pessoas acreditam que este tipo de formação direciona mão de obra exclusivamente para o setor da indústria e produção de bens. Apesar deste setor ser altamente beneficiado, as oportunidades não se restringem a ele.
Há também formação especializada e vagas de emprego em busca de mão de obra qualificada para quem pretende entrar para outras áreas de trabalho. Como a duração é mais curta, variando entre 800 e 1800 horas, o que permite a conclusão em até um ano e meio, as chances de se colocar no mercado de trabalho para diversas áreas é reforçada.
Muitas oportunidades e baixa procura
Apesar do aumento das buscas por profissionais técnicos pelas empresas, ainda há poucas pessoas aproveitando as oportunidades. Conforme um levantamento feito pela Page Personel, em 2015, a busca por profissionais de perfil técnico aumentou mais 15%.
Isto porque a mão de obra que antes era terceirizada, passou a ser contratada e desenvolvida dentro das próprias empresas, porque as empresas notaram que uma mão de obra qualificada traz muito mais benefícios, pois reduz custos com treinamentos, garantem maior qualidade na realização do trabalho e geram economia em diversos outros sentidos.