Muitas são as oportunidades disponibilizadas pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), uma das oportunidades dada pelo Governo Federal para ajudar estudantes de baixa. São inúmeras vagas nos mais diversos cursos, mas entre todas as áreas há algumas que se destacam pela grande procura. São eles:
Técnico em informática,
Técnico em controle ambiental,
Técnico em auxiliar administrativo,
Técnico em Farmácia,
Técnico em Análises Clínicas,
Técnico em Enfermagem,
Técnico em Segurança do Trabalho,
Técnico em Guia de Turismo,
Técnico em Eventos
Técnico em Cozinha.
Como funciona o Pronatec
Para promover o acesso a cursos gratuitos de qualidade, o Pronatec realiza parceria com instituições públicas e privadas Quem tiver interesse na educação profissional e tecnológica pode se matricular na formação inicial e continuada (cursos de cerca de 160 horas) e no ensino técnico (a partir de 800 horas).
Fique atento, pois os cursos do Pronatec são totalmente gratuitos, visando melhorias no ensino médio e oportunidades únicas para os jovens e trabalhadores brasileiros.
Para se inscrever, será preciso acessar o site do Pronatec e preencher o formulário com dados pessoais. e selecionar o curso desejado, que pode ser outra opção além dos presentes nesta lista dos 10 mais procurados.
Escolhido o curso desejado, é preciso garantir também uma boa nota no Enem, além de não zerar a redação, para assim conseguir ingressar no processo seletivo do Pronatec.
Os cursos financiados e garantidos pelo Pronatec são oferecidos por escolas públicas federais, estaduais, municipais e algumas instituições privadas e de nível superior. Ao terminar o Curso Pronatec, o estudante receberá uma certificação, ou seja, um diploma de nível técnico. Essa conquista vem depois de muito esforço, já que o aluno deve ter, entre outras coisas, dedicação, frequência, e uma boa relação com professores e colegas.