Apesar da força do ensino superior, o ensino técnico também se destaca como uma das melhores formas de se iniciar uma carreira técnica de sucesso. Quem opta por iniciar uma carreira técnica pode ter acesso a excelentes oportunidades de trabalho com ótimos salários.
Se você se sente atraído por estas oportunidades, confiras os esclarecimentos que separamos, que te ajudarão a tornar o sonho de ser um profissional de sucesso em realidade.
Curso Técnico Integrado
É a modalidade que integra a formação técnica com a formação do ensino médio e possibilita a obtenção das duas certificações da formação do ensino médio e do técnico. Os formandos podem escolher entre seguir os estudos cursando uma faculdade ou iniciarem sua profissão, pois saem prontos para o mercado de trabalho.
Técnico subsequente
Nesta modalidade, a pessoa que já concluiu o ensino médio pode optar por investir na sua carreira técnica após a conclusão deste primeiro curso.
Técnico Concomitante
Este curso é destinado àqueles que já cursam o ensino médio e pretendem complementar a formação e por isto, escolhem o curso técnico que pode ser feito no IFRS ou em outra instituição, após estarem matriculados em outro curso de ensino médio.
Curso de Tecnólogo
Também conhecidos como formação superior em tecnologia, estes cursos são direcionados para quem já possui certificado do ensino médio. Os formados por estes cursos são graduados como tecnólogos, são considerados profissionais com ensino superior e recebem formações especializadas para diversos segmentos profissionais.
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), é outra oportunidade que auxilia quem deseja iniciar uma carreira técnica. Através dele, o governo tenta democratizar o acesso à educação profissional e tecnológica, simplificando a vida de quem pretende iniciar uma carreira técnica.
Sisutec
O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, um programa do governo mais conhecido como Sisutec, é gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação) e oferece suporte para o gerenciamento de vagas para formação técnica, oferecidas gratuitamente, ele representa uma parte das medidas tomadas pelo Pronatec.
Para participar é preciso prestar o Enem e de acordo com o desempenho, pode-se conquistar uma vaga em instituições públicas ou privadas, para realização de cursos técnicos nas mais variadas vagas.