Todo concurseiro, quando se dispõe a batalhar pela sua aprovação, começa a pesquisar intensamente pelo material ideal para estudo e com tantas opções disponíveis, em muitos casos acaba mergulhado em um mar de livros, provas de concursos anteriores, apostilas e outros recursos.
Com tantos materiais a mão, a primeira sensação é de segurança, por contar com a ajuda de diversos recursos especializados, no entanto, sem a disciplina adequada e caso não se desenvolva um bom foco durante a rotina de estudos, nem o material mais completo de todos ajudará na aprovação.
Qual o melhor tipo de material para estudo.
Todos os materiais disponíveis são importantes e úteis, no entanto, algumas das melhores opções são as apostilas, especialmente as formuladas por editoras mais conceituadas no mercado.
As apostilas especializadas se destacam dos demais materiais por terem uma linguagem muito objetiva, simplificando o objetivo do estudo e evitando perda de tempo.
Além das apostilas, complementar o estudo com a ajuda de livros, especialmente com o intuito de aprofundar temas mais complexos ou com os quais se possui uma maior dificuldade de aprendizado, também é um bom caminho.
Além do material, atenção à metodologia de estudo
Para aproveitar melhor o material que tem a sua disposição, o ideal é criar uma escala eficiente de estudos, separando os principais de materiais e criando um programa de estudos organizado por tópicos e matérias a serem estudados.
Para otimizar seus estudos, tirando melhor proveito do material experimente seguir recomendações especiais como:
- Durante a realização desta escala, procure seguir recomendações como:
- Deixe a apostila marcada na página onde há o tema que estudará no dia.
- Leia atentamente as explicações e resumos
- Faça marcações, destacando e grifando os pontos mais importantes
- Mantenha à mão um dicionário para esclarecer dúvidas no texto
- Sempre finalize a rotina de estudos teóricos com a prática de exercícios
- Sempre que surgir dúvidas, anote-as e esclareça com professores ou especialistas no tema
- Ao utilizar livros, prefira os que foram criados especificamente para concursos
- Delimite a escolha dos seus materiais de acordo com a bibliografia indicada no edital e por professores especializados nos cursos de formação
- Prefira apostilas e outros materiais que também possuam exercícios de provas anteriores
- Além destes materiais, inclua em seu cronograma de estudos provas