Procrastinar significa gastar sem controle, não otimizar nada, produzir tudo em cima da hora, perder prazos, ou pior, não ter nenhum prazo. Quem procrastina acaba ficando acostumado a ver seus sonhos mofarem dentro da cabeça por falta de produtividade e eficácia.
Tá difícil parar de procrastinar? Confira algumas dicas para ser mais produtivo a partir de hoje.
1. Evite interrupções
Desligue o celular e o coloque bem longe de você, feche a porta do quarto e avise pra todo mundo que você está ocupado. Dessa forma, você vai tirar todas as distrações possíveis de perto e ficar focado no que deve fazer.
2. Crie prazos
Ponha um prazo para, absolutamente, todas as tarefas que você precisa fazer. Escreva em um papel e coloque em um local visível e confira todos os dias, dessa forma você ficará mais organizado e conseguirá manter todas as tarefas dentro do prazo planejado.
3. Crie recompensas
Criar recompensas para si mesmo é uma ótima forma de terminar as coisas que você começou. Se prometa algo muito bom e, é claro, cumpra.
4. Trabalhe com não procrastinadores
Procure alguém que seja mais eficiente do que você e peça ajuda e dicas. No que ela pode te auxiliar?
5. Faça a pior coisa primeiro
Nada de métodos muito complexos. Ao acordar, veja qual a pior tarefa que você precisa fazer e caia de cabeça nela. Faça ela primeiro e tire logo essa tarefa do caminho.
6. Uma coisa de cada vez
Quanto mais você pensa no que precisa fazer, mais você fica desesperado. Por isso, anote o que você precisa fazer e cumpra tarefa por tarefa, uma de cada vez. Multitarefas só atrapalham.