Uma das dúvidas mais frequentes entre aqueles que desejam trabalhar em um consultório odontológico é entender qual a diferença entre o “auxiliar” e o “técnico” em Saúde Bucal. Embora os termos sejam bem parecidos, além de serem profissões relativamente novas, as responsabilidades e as características são bem distintas.
O auxiliar em saúde bucal, por exemplo, é responsável pela preparação dos procedimentos, tais como: separação e higienização dos materiais e equipamentos utilizados pelo dentista e limpeza e descarte dos materiais após o uso. Ele ainda é responsável pelo atendimento dos pacientes, assim como separa e organiza fichas de atendimento, históricos e outros documentos.
Já o Técnico em Saúde Bucal atua na promoção, prevenção e controle das doenças bucais. Esse profissional está apto a realizar atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do paciente, além de supervisionar, sob delegação do cirurgião-dentista, o trabalho do auxiliar em saúde bucal.
Pelo fato de o curso Técnico em Saúde Bucal ser mais longo e suas atribuições envolverem um pouco mais de risco, como contaminação, o salário para quem exercesse essa função é relativamente maior. Até por isso, muitos auxiliares acabam buscando por uma formação complementar, até porque o Auxiliar em Saúde Bucal acaba sendo uma porta de entrada para quem deseja atuar como Técnico.
Esse é o seu caso? No Colégio Elite, você encontra um dos mais respeitados e completos cursos de Técnico em Saúde Bucal do Estado. Além de tudo, essa é uma área com um enorme campo de atuação, podendo trabalhar não só em clínicas odontológicas, mas hospitais, escolas, prefeituras e órgãos públicos.
Saiba mais sobre o nosso curso aqui: http://bit.ly/2lXZQgC