Para quem busca definir sua carreira, se interessa por administração mas ainda tem dúvidas sobre como realmente poderá trabalhar, separamos neste post uma série de dicas e informações sobre esta profissão e as oportunidades de trabalho.
No geral, o profissional formado em Administração terá como função participar de etapas de trabalho importantes como planejamento, organização e gerenciamento do uso de recursos pessoais e financeiros de empresas ou organizações.
Um objetivo principal do profissional formado em administração é elaborar estratégias para melhorar o desempenho da empresa, maximizar os lucros, evitar desperdícios e reduzir custos. Ele acompanhará em suas atividades diárias o andamento das atividades da empresa e tomará decisões que ajudem na contratação de colaboradores, na decisão por investimentos em marketing, compra de matéria-prima, entre outros.
Como abrange diversas alternativas, quem opta por se formar em administração poderá se tornar um profissional versátil com capacidade de atuação em diferentes setores de uma organização, como o financeiro, marketing, logística, recursos humanos, produção e Vendas, por exemplo.
Dentre as principais atividades que um administrador poderá desenvolver estão:
Participar do processo de seleção e treinamento de novos colaboradores.
Coordenar as atividades financeiras.
Controlar o fluxo de caixa e capital de giro.
Tomar decisões que envolvem investimentos.
Definir estratégias de vendas.
Supervisionar o processo produtivo de fábricas e indústrias.
Controlar a qualidade dos processos.
Controlar o estoque de matéria-prima e de produtos acabados.
Gerenciar o transporte de mercadorias.
Liderar equipes de vendas.
Estabelecer parcerias com fornecedores.
Mercado de trabalho para quem faz Administração
Mercado de trabalho para formados em administração
O mercado de trabalho para profissionais da área de Administração é muito vantajoso justamente por se apresentar de forma ampla. Isto se deve ao fato de um administrador poder trabalhar em empresas de diversos portes e em diferentes setores da economia.
Após a conclusão do curso, este profissional poderá trabalhar em locais como empresas privadas, órgãos públicos. terceiro setor e até mesmo atuar como autônomo (prestando consultorias) ou abrimdo seu próprio negócio.