Para quem se identifica com a área tecnológica, uma das melhores alternativas para investir na carreira é iniciar um curso técnico de informática. Uma área que garante milhares de oportunidades de emprego anualmente, de acordo com um levantamento realizado pela consultoria IDC.
Este levantamento feito pela IDC constatou que no Brasil há uma carência de quase 40 mil profissionais de tecnologia. O mapeamento também constatou que em 2015 este mercado cresceu chegando perto da marca de 117 mil vagas de emprego disponíveis para profissionais qualificados.
Défict de profissionais x qualificação
O IDC constatou que ainda há um grande déficit e uma das razões para isto é o fato de que ainda falta mão de obra qualificada. Mesmo com inúmeros cursos e formações de qualidade disponíveis, a demanda de formados não vem acompanhando a rápida expansão das empresas de infraestrutura e tecnologia no país.
Esta notícia, apesar de parecer ruim, é um ótimo sinal para quem busca oportunidades na área, pois investindo na especialização com um curso técnico de informática é possível seguir dentro da área de tecnologia, atuando em serviços como: manutenção de computadores e servidores, administração de bancos de dados e gerenciamento de redes até programação e desenvolvimento de software.
Como se destacar ainda mais como técnico de informática
Para aumentar as chances de progredir na carreira, além da formação técnica, é importante também investir em um curso de inglês para manter o idioma afiado, pois será necessário ler manuais e até mesmo fazer cursos de atualização estrangeiros para atuar nas melhores empresas.
Quem quer atuar na área também tem de estar disposto a se manter sempre atualizado em áreas específicas, pois a tecnologia não para de evoluir e para se tornar um bom profissional, será necessário estar por dentro da evolução dos processadores, memórias, discos, linguagens de programação e padrões de rede e muito mais.
Cada especialidade requesitará uma bagagem específica, mas é importante fazer bons cursos e se atualizar sempre, especialmente para aproveitar a evolução do mercado nos próximos anos, quando áreas como computação em nuvem, mobilidade e big data estarão em alta.
Também é importante permanecer atento à oportunidades para atuar como administradores de redes e de banco de dados, gerentes de projetos, desenvolvedores e arquitetos da informação. Quem iniciar a formação técnida em informática poderá conquistar uma média salarial em torno de 3.900 reais.