Criado em 2011 pelo Governo Federal, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, conhecido como PRONATEC, é uma ponte importante para quem deseja investir na carreira mas não tem condições de arcar com os custos de um curso em universidades.
Apesar dos cortes financeiros sofridos, diante da crise econômica, que poderiam impedir a continuidade do programa, a princípio o mesmo segue ativo, apesar de ter sofrido com algumas mudanças.
Como participar do programa
Apesar de ter como foco principal pessoas de baixa renda, que precisavam de ajuda para desenvolver seus estudos e profissão, não há restrições socioeconômicas para participar do PRONATEC e qualquer pessoa pode participar do programa.
Podem participar prioritariamente, estudantes do ensino médio da rede pública (estudantes do modo EJA também estão incluídos), trabalhadores, beneficiados por programas sociais como o Bolsa Família, e estudantes do ensino médio da rede privada que possuam bolsa integral.
Mudanças do Pronatec 2016
Com as mudanças econômicas e de gestão do Governo Federal, programas educacionais como o PRONATEC e FIES, sofreram ameaça de terminarem, porém, oficialmente, não há informações sobre o cancelamento definitivo de nenhum deles, o que pode deixar os candidatos mais tranquilos.
Por outro lado, é importante saber que ainda assim houve algumas mudanças e impactos sim, que afetaram o número de vagas previstas para 2016. O total de de vagas que estarão disponíveis: caiu de 2 milhões para 1,5 milhão.
Além disso, outra grande mudança no PRONATEC foi o fato de que o Governo passará a controlar e regular a freqüência dos alunos bolsistas, em parceria com a instituição e este controle determinará o repasse dos valores de financiamento do governo para as instituições cadastradas, passando a ser exigido pelo menos 85% de alunos concluintes do curso.
Cursos Pronatec disponíveis
O Pronatec oferece 650 cursos de qualificação profissional e 200 cursos técnicos distribuídos entre as mais diversas opções. Os cursos envolvem as seguintes áreas: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Segurança, entre outros.
Para maiores informações sobre o programa, basta acessar o link: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao e informar o município de interesse para estudo..