A população idosa brasileira não para de crescer. De acordo com levantamentos feitos pelo IBGE, no último senso divulgado de 2010, a população acima de 60 anos já superava a marca de 210.225 habitantes.
Com este dado e o aumento contínuo desta população, surge também um grande mercado em potencial voltado para estes idosos, que precisam cada vez mais de assistência e amparo voltados para seu bem estar.
Profissão: Cuidador de idosos
A profissão de cuidador de idosos já é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e se tornou uma ocupação que também está amparada pelos direitos trabalhistas de cuidadores dos trabalhadores domésticos.
Características e perfil de um cuidador de idosos
Pessoas interessadas em ingressar nesta profissão de cuidadora de idosos precisam possuir um perfil diferenciado, possuindo pelo menos dois pré-requisitos fundamentais: a paciência e o conhecimento técnico.
Mesmo que se tenha amor, como no caso de cuidado de idosos que sejam membros da família, sem conhecer como cuidar, não será possível dar o tratamento adequado.
A paciência, o cuidado e o carinho, são coisas que ninguém ensina, a pessoa simplesmente tem. Além disso, o cuidador também precisará saber trabalhar o universo lúdico de seus pacientes, pois será preciso ouvir suas histórias, usar a criatividade e ter capacidade de trocar experiências com aquele de quem cuida.