Para quem saiu do mercado de trabalhos há algum tempo e precisa retornar neste momento e para quem saiu mais recentemente sofrendo as consequências da crise econômica, regressar pode se tornar um pouco assustador e também ser um grande desafio.
Se você não sabe por onde começar, confira estas dicas:
1. Monte um currículo objetivo
O currículo deve ser um resumo das principais funções, habilidades e competências. Por maior que seja sua experiência, aprenda a ser sucinto e compacte todas as informações em uma página.
2. Contate seu network
Seus contatos profissionais e de trabalho podem ser uma importante fonte de apoio especialmente nestes momentos de maior dificuldade, por isto, aproveite este momento de busca por uma recolocação para avisar aos seus familiares, amigos, colegas de trabalho e demais pessoas próximas, estes contatos podem ser muito úteis.
3. Cadastre-se em redes sociais corporativas
Como a internet é um dos meios mais utilizados para comunicação atualmente, use-a também de modo profissional, incluindo seu perfil nas redes sociais corporativas como o LinkedIn, além dos sites de vagas, também busque vagas e grupos relacionados a sua profissão.
4. Faça cursos online gratuitos
Aproveite parte do seu tempo livre para se especializar e como sua renda pode estar um pouco curta neste momento, busque opções de cursos de baixo custo ou completamente gratuitos para atualizar seu currículo e melhorar seus conhecimentos e experiências.
5. Estude a possibilidade a partir de trabalhos temporários
Para não ficar muito tempo parado, vá atrás de empresas que recrutam pessoas por semanas ou meses. Assumir estes trabalhos temporários pode ajudar você a ganhar dinheiro nesse período difícil, ajudará a manter sua auto-estima e também pode contribuir para a construção de uma rede de contatos profissionais ainda maior, além da chance de efetivação, é claro!