Organizar o estudo das matérias é uma das melhores estratégias para tornar seus estudos para concursos ainda mais produtivos e bem-sucedidos. Para que tudo dê certo, separamos um passo a passo para tornar esta missão muito mais fácil.
Passo 1: Defina sua rotina de estudos
Crie sua agenda pessoal, determinando os dias da semana e os horários em que irá se dedicar. Também será necessário determinar os locais de estudos, já que você pode estudar em casa, no cursinho, em grupo e até mesmo em bibliotecas, por exemplo.
Passo 2: Crie um calendário de horários
Distribua as disciplinas e os horários determinados para cada uma delas. Por mais que seja empolgante se dedicar a algumas matérias, tente sempre respeitar a rotina e encerrar os ciclos nos horários certos.
Passo 3: Organizar o estudo em seu cronograma
Para ser estratégico, você precisa começar estudando bem o edital para saber quais matérias possuem maior peso na avaliação, além disto, cheque a quantidade de conteúdos para conseguir distribuir tudo de forma equilibrada, pois pode haver matérias que precisem de mais horas de estudo do que outras.
Como organizar o estudo das matérias corretamente?
Mesmo seguindo estes passos básicos, ainda pode ser um pouco difícil para algumas pessoas, determinar quais matérias precisam de maior atenção. Se você ainda tem dúvidas e precisa de mais orientações para organizar o estudo das matérias, experimente:
Começar calculando os períodos de estudo semanais.
Como isto pode variar muito de candidato para candidato, de acordo com as outras tarefas conciliadas com os estudos, não há quantidade modelo de períodos. Inicie identificando a quantidade de dias disponíveis para estudo, depois determine os turnos possíveis (manhã, tarde ou noite) e separe a quantidade de horas por turnos.
Identificando as disciplinas necessárias
Se você está se preparando com antecedência, antes mesmo de lançarem o edital oficial, experimente organizar o estudo das matérias começando pelas básicas, requisitadas para todos os concursos para o cargo que almeja.
Caso já esteja focado em um concurso mais específico, pode determinar datas alternadas para início do estudo das matérias mais importantes e das menos relevantes. Você pode dobrar a carga horária para algumas disciplinas e adaptar seus estudos, à medida em que eles avançarem e a data da prova se aproximar.
Classificar matérias por dificuldade
Uma das melhores formas de otimizar seu aprendizado é fazendo este tipo de distinção: separando as matérias mais difíceis das mais fáceis. Tendo esta seleção bem clara, ponha as mais difíceis nos dias e períodos de estudo mais fáceis para você, preferindo dias com menos compromissos e selecionando os horários nos quais consegue desenvolver melhor.
Com tudo em ordem e organizado, prefira imprimir esta planilha e coloca-la em um local visível, próximo ao seu espaço de estudos. Também não deixe de anotar em sua agenda física ou salvar estes dados na sua agenda virtual ou do celular. Quanto melhor a documentação destes dados, mais fácil será manter o foco e a disciplina.
Bons estudos e boas provas!