Em tempos de dinâmica de emprego delicada, a capacitação é um dos principais aliados e também grandes desafios para quem pretende se manter competitivo no mercado de trabalho. Um dos melhores caminhos para conquistar a capacitação necessária para o mercado de trabalho é investir em um curso técnico.
O curso técnico é uma modalidade educacional de curta duração que oferece inúmeras oportunidades e favorece especialmente quem ainda possui pouca experiência em carteira e pretende ingressar neste ambiente tão competitivo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela CNI (Conferência Nacional da Indústria em parceria como Ibope, as pessoas reconhecem o valor do curso técnico para melhor posicionamento no mercado. 82% dos entrevistados indicaram perceber que a certificação técnica resulta em salários maiores.
Fatores positivos como estes, estão estimulando a procura por um curso técnico adequado ao perfil pessoal e profissional de muitos trabalhadores. Dados do MEC (Ministério da Educação), apontam que entre 2011 e 2013 a adesão dos cursos no ensino técnico federal cresceu 110%.
O mercado à procura de técnicos
O mesmo levantamento feito pelo MEC também aponta que as empresas também estão aumentando a procura por profissionais qualificados e facilitando o ingresso destes profissionais no mercado, pois aproximadamente 70% dos técnicos recém-formados são contratados em menos de um ano após a conclusão do curso.
Esta demanda em alta é positiva para todos os estudantes e empresas e vem se mostrando uma excelente alternativa para quem pretende se profissionalizar conquistando mais qualidade e melhores oportunidades de emprego e renda.
Muitas são as opções de formação para quem pretende iniciar um curso técnico. Além do grande número de escolas técnicas federais, há também mais de 400 mil vagas disponibilizadas pelo Bolsa-Formação, do programa Pronatec.
Este programa do governo disponibiliza o pagamento integral de mensalidades em escolas técnicas particulares, permitindo a seleção de um curso técnico devidamente habilitado, em locais mais próximos dos estudantes, facilitando o acesso à formação diferenciada.