Muita gente ainda acha que quem faz o curso técnico fica em desvantagem. Este pensamento é totalmente inverso à realidade atual. O curso técnico é tão importante quanto o curso superior, ainda com a vantagem de ser feito após a oitava série e a grande maioria dos formandos já ser procurada pelas empresas antes mesmo de completar o último ano.
Veja:
1
O curso técnico ajuda a arrumar emprego logo após o diploma.
2
Em geral as empresas procuram por profissionais técnicos e oferecem bons salários.
3
O profissional técnico pode concorrer em qualquer tipo de curso superior depois de formado.
Para se ter ideia, pesquisas realizadas em 2010 pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo indicam que os profissionais que fazem cursos técnicos têm 38% a mais de chance de se empregarem com carteira assinada e ganham, na média, cerca de 13% a mais dos que não possuem essa formação.
As empresas em geral elogiam e cobiçam a mão de obra formada em cursos técnicos profissionalizantes, principalmente pela escassez de mão de obra qualificada, o que leva a pagar bons salários para o pessoal técnico.
A demanda por esse tipo de profissional é crescente no País e nada impede que depois do curso técnico os interessados também concorram a uma vaga no ensino superior, principalmente aqueles que querem evoluir na carreira.